Quem sou Eu? 'Quem Vê Pensa, quem Conhece Sabe, 'Quem me Lê Imagina...

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Chegou o nenê!

De repente, sem os nove meses de espera de um bebê de gente, o bebê peludinho aparece na sua porta. Saiba que, se Deus o colocou em seu caminho, é um presente irrecusável, uma oportunidade de mostrar como você mesmo quer ser tratado quando for acertar as contas com nosso Pai e Grande Juiz, portanto, capriche e cuide do pequeno ser vivo com carinho.

Obviamente, você deverá consultar um Veterinário assim que puder, mas, como medida emergencial, para acolher um cãozinho ou gatinho que surja sem avisar, observe que todo animal abandonado chega assustado, com fome e precisando muito de carinho e abrigo. Coloque-se no lugar do bebê, imagine o que ele deve ter sofrido até chegar às suas mãos e não tenha medo, que nosso instinto maternal/paternal nos socorre nessas horas.

Dependendo da idade do bichinho, ofereça-lhe comida e água. Claro que, sem aviso, você não deve ter na despensa um estoque de rações e, como quebra-galho, pegue uma embalagem vazia de margarina ou sorvete, bem limpinha e coloque um pouco de comida, pode ser o arroz com feijão que sobrou do almoço, com um pouquinho de mistura. Em outra tigelinha, água limpa, mesmo de torneira, desde que esteja sem muito cloro e em temperatura ambiente.

Pode ser que o nenê nem consiga mastigar ainda, mesmo amassando a comidinha com um garfo, antes de lhe oferecê-la. Então, dê um pouquinho de leite morno. Se estiver desidratado, faça soro caseiro e coloque na boca dele com conta-gotas (um litro de água, uma pitada de sal e uma colher de sopa de açúcar). Depois de alimentá-lo, ofereça uma caixa de papelão para que ele durma um pouco, pode forrar a caixa com um cobertor ou qualquer roupa velha.

Se for um nenê muito novinho e sem a mamãe por perto, improvise um leite materno artificial, segundo uma receita que corre pela Internet, mas que eu, pessoalmente, ainda não testei: 250 ml de leite integral, uma colher de amido de milho (fervido em meio copo d’água), uma folha de gelatina branca sem sabor, uma colher de creme de leite, uma colherinha de mel, uma gema de ovo crua (coloque quando os outros ingredientes estiverem frios), 5 ml de Clusivol (complexo de vitaminas). Bata tudo no liquidificador ou mixer e use por, no máximo, 24 horas, desde que conservado em geladeira e servido morno.

Agora que o nenê já encontrou um anjo da guarda, já está menos ansioso, alimentado e descansando na caixinha de papelão e você já está feito bobo, com aquela cara de mãe/pai de primeira viagem, resolva logo adotar o pequeno e faça uma casinha para ele, se não tiver recursos para comprar uma já pronta. Talvez, um edredom velho seja uma excelente caminha para o pequeno. Use sua criatividade e improvise uma casinha com galões de água, caixas de papelão ou qualquer outro material disponível, o fundamental é dar bastante carinho ao nenê, o resto, o coração ensina e a gente faz.

Gatinhos precisam de uma tigela de areia para servir de banheiro, cãezinhos podem ser ensinados a fazer as necessidades em um jornal, tudo se resolve com o tempo e com a orientação de um Veterinário, não se desespere! Cuide bem do nenê e se prepare para ter um amigo fiel por toda a vida! Ah, aproveite enquanto ele estiver dormindo, feliz, no seu colo e agradeça a Deus pelo presente vivo que Ele reservou para você! Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Entre e fique a vontade, quando sair, deixe um comentário! Grande abraço para você que me Lê...